
O estado de Kerala, localizado no sul da India, é um dos mais avançados do país. Em 1957 Kerala foi pioneira mundial em eleger livremente um governo comunista. Enquanto o martelo e a foice comunistas não tiveram talvez grande sucesso em outras partes do mundo, os princípios socialistas-democráticos de Kerala tem demonstrado uma trajetória de relativo sucesso. Kerala tem sido rotulada como o estado indiano mais desenvolvido socialmente. O índice de alfabetização é o maior do país. A mortalidade infantil é um quinto da média nacional. E a expectativa de vida está em 73 anos, 10 anos acima da média do resto da India.
A cidade de Cochin é composta por um conjunto de ilhas e penísulas. Ao longo dos séculos, o local atraiu comerciantes e exploradores de diversas partes do mundo, como portugueses, holandeses, ingleses, chineses, árabes, etc. O navegador português Vasco da Gama chegou aí em 1498, dando início ao colonialismo europeu e a briga pelo controle do lucrativo comércio de especiarias.
Chegamos em Cochin por volta do meio dia de 18/01/2010, depois de passar a noite viajando de trem desde Gokarna / Karwar. Caminhamos da estação de trem até o terminal hidroviário (1,5km), onde pegamos um barco para Fort Cochin. Localizado numa ilha, Fort Cochin é o bairro onde há mais estrutura de turismo. Assim, passamos 4 dias descansando e passeando nesta pacata cidade. Chegamos a ter a impressão que não estávamos mais na India. As ruas são mais limpas e a cidade mais organizada. Há pobreza, porém menos que em outras partes do país. Por outro lado também, os preços em geral são mais altos.
No dia 22/01, de manhã, deixamos Cochin e fomos de ônibus para Munnar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário