No dia 10/03/2011 nós pegamos em Girona um vôo para Fez, no Marrocos. Esta era a segunda vez que eu e a Deise íamos à Fez e também já conhecíamos relativamente bem o Marrocos. No entanto era a primeira vez da Inês e da Nanda. Para elas tudo era novidade e, por isso, no princípio estavam um pouco assustadas.
Chegamos de noite no aeroporto de Fez e negociamos um taxi para a Medina. Não tínhamos nenhuma reserva de hotel. O taxi nos deixou na entrada da Medina e a partir daí saímos caminhando pelas ruelas em busca de uma pousada. Depois de longas andanças, pesquisas e negociações, decidimos ficar no mesmo lugar onde já tínhamos ficado na outra vez que estivemos em Fez, dois anos atrás. E uma vez instalados, saímos para jantar os tradicionais cuscuz e tagine. Já era tarde e as ruas estavam vazias. Depois de jantar fomos descansar. Tinha sido um longo dia.
Passamos 5 dias em Fez, passeando, caminhando pela Medina e arredores, aproveitando a culinária marroquina e olhando o comércio local, com suas inúmeras lojas de produtos típicos. No terceiro dia trocamos de hotel, pois encontramos outro, mais confortável e um pouco mais barato, localizado próximo da entrada da Medina. E assim os dias foram voando.
Fez, vista do telhado no nosso hotel
Bab Bou Jeloud é a entrada principal de Fez el-Bali, o coração da Medina.
A muralha da Medina e, ao fundo, um cemitério.
Pôr-do-sol visto do telhado do nosso hotel, próximo à Bab Bou Jeloud, destacando o minarete de uma mesquita e, ao fundo, a muralha da Medina.
Visual do telhado do hotel, destacando o minarete de uma mesquita e, ao fundo, a enorme muralha.
Ruínas e, ao fundo, as montanhas ao redor de Fez.
Homens vestindo chilaba (túnica típica), na medina de Fez.
Vendedora de cerâmicas
Os tradicionais curtidores de couro de Fez
O couro é tingido nestes tanques, em condições insalubres de trabalho.
Calçados de couro à venda
O minarete de uma mesquita, na medina.
Nas ruas estreitas da medina a maior parte das mercadorias são transportadas no lombo de burros.
Vendedor de especiarias
As deliciosas azeitonas marroquinas
Vendedor de ovos
Mesquita
Cerâmicas à venda
Uma senhora, mendiga, e seus gatos
Bab Dekkaken
Place des Alaouites, Fez el-Jdid
Apreciando a culinária marroquina
No dia 15/03/2011, no final da tarde, pegamos um taxi para o aeroporto e, de noite, embarcamos de volta para a Espanha. Ao chegar em Girona, pegamos um ônibus para Barcelona e, então, um taxi até o apart-hotel que tínhamos reservado. Era tarde e estávamos cansados.
Viva! Parabéns pelo blog e obrigada por partilhar tantas dicas e tão bom gosto pelas fotos!! Gosto muito do roteiro de viagens que aqui tens!
ResponderExcluirEscrevo-te porque gostaria que me desses algumas orientações sobre o que fazer em Fez em (de 01 a 04 de Nov 2012).
Ficaremos num Riad dentro da Medina...
Gostava que me dissesses onde podemos comer sem preocupações, pois estou com pavor de apanharmos uma gastroentrite!!!
Como já lá estiveste várias vezes isso dá-me algum conforto eheheh.
O que é que não podemos perder?
Enfim, sugere e dá-me pontos de referência sff.
Muito obrigada e boas viagens!
olh tenho 12 anos mas aja quero ir para la quando eu for mais um pouco velha uns 19 anos mais amo tudo sobre marrocos estou estudando isso quero me aprofundar nisso e saber ssssobre a cultura marroquina em fez
ResponderExcluir
Excluira marcelle